A COVinBOX-BPA® incorpora um filtro com medidas normalizadas e eficácia comprovada, com capacidade de retenção de partículas virais e bacterianas > 99,9999% (dados do fabricante), que deve ser acoplada a um sistema de aspiração. Os filtros a utilizar são os mesmos que são utilizados nos circuitos respiratórios de doentes ventilados, em anestesia e cuidados intensivos.

Para garantir a eficácia do dispositivo, o sistema de aspiração deve ser mantido durante todo o tempo de utilização.

As experiências efetuadas, com fumos e aerossóis, comprovaram que, quando utilizado um sistema de sucção com fluxo entre 40 e 50 lpm, a uma pressão relativa negativa entre -600 mbares a -800 mbares, a box tem entre 30 a 40 renovações de ar por hora (RAH).

O acesso ao interior da COVinBOX-BPA® faz-se pelas faces anterior, posterior e laterais. O utilizador principal e os assistentes não têm limitação dos movimentos das mãos, punhos e ombros, conferindo uma condição de trabalho confortável e ergonómica. A configuração da COVinBOX-BPA® permite que 6 mãos, em simultâneo, possam trabalhar dentro da mesma.

A COVinBOX-BPA® permite uma boa adaptabilidade à cabeça e pescoço do doente. Possibilita que os utilizadores trabalhem a partir de qualquer posição (à cabeceira, em ambos os lados, ou à frente do doente). Os cantos anteriores e posteriores arredondados permitem uma boa visibilidade para o interior, sem interrupção da linha visual. 

A forma arredondada dos cantos também permite um rápido escoamento dos aerossóis para o sistema de sucção, sem evidências de vórtices, de acordo com as experiências. A ergonomia da COVinBOX-BPA® permite que os movimentos do utilizador não sejam condicionados a posições viciosas.